XIII Conferência Anual do HCP "Um Pacto para a Saúde 5.0: da visão à ação"

XIII Conferência Anual do HCP "Um Pacto para a Saúde 5.0: da visão à ação"

24 Novembro 2022

O Health Cluster Portugal realizou, no passado dia 23 de novembro, no Auditório da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, a sua XIII Conferência Anual, subordinada ao tema "Um Pacto para a Saúde 5.0: da visão à ação".

A Sessão de abertura contou com as intervenções de Guy Villax, Presidente do HCP e de Manuel Pizarro, Ministro da Saúde a que se se seguiu a Mesa redonda “Reformar o SNS para uma melhor resposta às necessidades: do acesso à eficiência”.

Participaram na Mesa Redonda António Tavares, Santa Casa da Misericórdia do Porto, Franklim Ramos, Unidade Local de Saúde do Alto Minho, Óscar Gaspar, Associação Portuguesa de Hospitalização Privada, Pedro Pita Barros, Nova School of Business & Economics e Joaquim Cunha, Health Cluster Portugal, que a moderou.

O momento seguinte foi de apresentação do “Health from Portugal” (HfPT), um Pacto de Inovação das Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial do Plano de Recuperação e Resiliência, com a exibição de um vídeo, que pode encontrar aqui,  e da intervenção de  Anne Geubelle, CEO da Prologica (líder do projeto).

Na Sessão seguinte, sob o tema “Mecanismos de prescrição e reembolso de soluções digitais de Saúde” assistiu-se a uma apresentação de Louisa Stuwe, Ministério da Saúde e Prevenção Francês, tendo trazido o caso francês sobre o reembolso de dispositivos médicos digitais e perspetivas para uma avaliação harmonizada na União Europeia. Ainda sobre esta temática, Joaquim Duarte Oliveira, Deloitte, apresentou o Estudo do HCP “Prescrição e reembolso de soluções digitais de Saúde em Portugal”.

Esta sessão contou com os comentários de Rafael Franco, SPMS, Maria João Sales Luís, Multicare e Micaela Seemann Monteiro, CUF.

Depois de um almoço de networking, o programa da tarde começou sobre o tema “A importância da análise de custos em Saúde”, no qual Mary Witkowski, Harvard Business School, apresentou a sua perspetiva sobre a “Relevância da aplicação de modelos TDABC”.

Esta sessão contou com os comentários de Rui Diniz, CUF, Ana Etges, Universidade do Rio Grande de Sul e Marta Soares, IPO Porto.

Os trabalhos desta XIII Conferência encerraram com uma apresentação realizada por Meir Hakkak, HIMSS International, intituladaHIMSS: Driving what’s next for health” e na qual apresentou a organização e as Conferências que organizam.

A conferência foi encerrada pelo Presidente do Health Cluster Portugal, Guy Villax.

Passaram ao longo do dia pela Conferência cerca de 350 pessoas entre associados e convidados do Health Cluster Portugal.