Portugal Health Passport – um instrumento para visitar Portugal em segurança

Portugal Health Passport – um instrumento para visitar Portugal em segurança

12 Agosto 2020

Artigo de opinião Joaquim Cunha | Diretor Executivo do HCP

Portugal Health Passport – um instrumento para visitar Portugal em segurança
Artigo de Opinião (Jornal de Negócios)

Que nada vai ficar como dantes, julgo já todos sabemos. Não saberemos é o como ou o quanto. Sabemos, no entanto, que a Saúde ganhou e vai ganhar ainda maior protagonismo sendo hoje elemento central em grande parte das nossas decisões individuais e coletivas.

O turismo é disso um interessante exemplo. O argumento segurança, e em particular a segurança em termos sanitários, é hoje talvez mais importante do que o clima, a animação ou a hospitalidade.

Tendo em conta esta realidade, o Health Passport está agora disponível para todos os que visitam Portugal. Trata-se de uma plataforma desenvolvida pelo Health Cluster Portugal, em estreita articulação com o Turismo de Portugal, que reúne um vasto conjunto de serviços de saúde dirigidos a turistas. Todos os que planeiam visitar o nosso país podem, sem qualquer custo, aceder ao respetivo site e solicitar o Health Passport. Através deste instrumento os turistas podem realizar o teste COVID 19 e ter acesso a cuidados de saúde urgentes de elevada qualidade e a check-ups de cinco tipologias diferentes na rede dos principais grupos hospitalares privados em Portugal.

A divulgação desta facilidade ainda está a dar os primeiros passos, mas a adesão já disparou e os números são expressivos: só no último mês o número de Health Passports emitidos superou os do último ano.

Este como outros instrumentos de afirmação, promoção e divulgação da boa Saúde que se faz entre nós, além de oportunos suportes na retoma turística, podem ser excelentes veículos de atratividade para o Turismo Médico contribuindo para minimizar o defict de reputação que caracteriza a nossa oferta neste domínio.

Com efeito, a qualidade da prestação de cuidados médicos no nosso país é em muitas áreas uma referência internacional entre pares, mas tal não é, ainda, percepcionado pela população.

Os resultados ainda são muito ténues mas este parece ser, definitivamente, um dos caminhos.

Acreditamos que o futuro passa por nos sentirmos seguros em termos de saúde e por saber que Portugal responde a esses desafios.