Kick-off do HeliX em Portugal: federated learning para desbloquear o potencial dos dados de saúde na UE

27 Outubro 2025
No dia 27 de outubro de 2025, no Porto, realizou-se o kick-off do HeliX – Health Ecosystem for Learning and Innovation Across Sovereign Data Space, projeto europeu coordenado pelo Health Cluster Portugal (HCP) e financiado pelo Interregional Innovation Investments (I3) Instrument. Com 3 anos de duração, o HeliX junta 14 parceiros de Portugal, Itália, Hungria e Polónia, e propõe-se desbloquear o potencial dos dados de saúde ao ligar detentores de dados a utilizadores secundários através de uma plataforma cloud-edge com federated learning que permite analisar os dados no seu local de origem, impulsionando a utilização de IA e análises avançadas em larga escala com a privacidade salvaguardada.
O consórcio integra: Health Cluster Portugal (PT), ULS de Coimbra (PT), Prologica (PT), Opvance (PT), SYNLAB SDN SRL (IT), BioTekNet – Centro Regionale di Competenza in Biotecnologie Industriali (IT), Distretto Tecnologico Campania Bioscience (IT), Istituto Nazionale Tumori – Fondazione Pascale (IT), Pineta Grande S.p.A. (IT), Healthcare Poland Foundation (PL), E-GROUP ICT Software (HU), Spicy Analytics (HU), Hungarian Innovation Agency – NIÜ (HU) e EIT Health InnoStars (DE).
Com um orçamento total estimado na ordem dos €9 milhões, o HeliX irá evoluir a plataforma de TRL6 para TRL9 e promover a interoperabilidade entre bases de dados fragmentadas, criando um ecossistema sustentável para investigação, inovação e market analytics em espaços de dados soberanos. Em paralelo, o projeto cumpre os enquadramentos europeus relevantes (EHDS, Data Act e AI Act) e mobilizará cascade funding para ampliar a cadeia de valor, incluindo apoio direto a PME’s.
O evento de arranque permitiu alinhar expectativas, apresentar competências e definir os primeiros marcos de implementação. No dia seguinte, os parceiros participaram também na Conferência Anual do HCP, numa sessão pública “Unlocking Health Data with AI: The HeliX Impact Session” dedicada a divulgar o projeto e a debater temas estruturantes: utilização secundária de dados e Inteligência Artificial, oportunidades e desafios de colaboração entre parceiros, compliance regulatória e sustentabilidade destes projetos europeus para garantir impacto de longo prazo.