Kick-off 2026: Health Cluster Portugal impulsiona colaboração na Smart Health Subcluster

Kick-off 2026: Health Cluster Portugal impulsiona colaboração na Smart Health Subcluster

02 Fevereiro 2026

No dia 30 de janeiro, o Smart Health Subcluster do Health Cluster Portugal (HCP) realizou a sua reunião de Kick-off 2026 no Lionesa Business Hub, reunindo mais de 20 entidades da rede.

O encontro serviu para apresentar a missão da rede e os principais resultados alcançados, fazer o onboarding de novos membros e, sobretudo, alinhar com a comunidade as atividades previstas para 2026, num formato participativo onde todos tiveram oportunidade de se dar a conhecer e contribuir para as ações a dinamizar ao longo do ano.

A rede conta atualmente com +35 membros e tem como objetivo dinamizar e operacionalizar ações de capacitação e colaboração entre entidades com atividade relevante em tecnologias médicas e saúde digital. 

Ao longo dos últimos anos, destacou-se pela capacidade de mobilização e criação de grupos de trabalho, incluindo iniciativas como CovidVentilSupport e COVIDLearning, o consórcio Smart Health 4 ALL, envolvendo empresas e organizações de I&D e resultando em produtos inovadores, e o desenvolvimento da Chronic Diseases Management Platform, posteriormente integrada na agenda Health from Portugal (HfPT). A rede executou ainda o projeto Smart Health Network e, em 2024, retomou uma dinâmica de identificação de necessidades dos hospitais e criação de grupos de trabalho temáticos (biossensores, simulação médica e modelos preditivos), combinando sessões online, crash courses e visitas presenciais a várias entidades.

Em 2025, foram realizados 4 encontros presenciais (KO de 2025, 2CA-Braga, INEGI e CeNTI), promovidas +10 reuniões, organizadas 4 sessões de crash courses (Do conceito à certificação: desenvolver com qualidade, Smart Health Subcluster & Health Business Portugal e 2 sessões dedicadas ao financiamento nacional e internacional). Foram ainda dinamizados  grupos de trabalho que resultaram na submissão de 3 candidaturas a financiamento do P2030 para o co-desenvolvimento de projetos entre entidades do subcluster. 

Em 2026, vão manter-se as principais linhas de atuação incluindo a dinamização de projetos-bandeira temáticos de caráter mobilizador e/ou estruturante, a organização e participação em iniciativas de networking, showcasing e brokerage B2B, a promoção de ações de capacitação para pessoas e instituições, a valorização do conhecimento científico com vista à sua transferência para o mercado, o mapeamento da capacidade instalada e da oferta nacional, bem como a prospeção de oportunidades de mercado, entre outras iniciativas.

Se é associado e tem interesse em participar na rede, contacte:aveiga@healthportugal.com