Health Cluster Portugal participa no ScanBalt Forum 2020

Health Cluster Portugal participa no ScanBalt Forum 2020

04 Setembro 2020

Fórum Digital Europeu pretende criar espaço comum de dados de saúde

A conferência ScanBalt Forum 2020 inicia-se hoje, dia 4 de setembro e reúne mais de 30 clusters da saúde a nível europeu. Estes clusters, de mais de 15 países, pretendem dar os primeiros passos para a criação de um Espaço Europeu de Dados de Saúde através da elaboração de uma Declaração Conjunta, onde o Health Cluster Portugal participa ativamente, que contemple as medidas necessárias à sua implementação.

Esta conferência, que integra o programa da presidência alemã da União Europeia une os maiores especialistas em dados de saúde de diferentes instituições europeias e apresentará. Para Jaanus Pikani, Chairman do ScanBalt “A COVID 19 mostrou que já existe um espaço europeu de saúde sob a forma de projetos individuais. Agora é importante haver um regulamento europeu, comum a todos os países. Não há dúvida que a digitalização melhora a resposta dos serviços de saúde, no entanto é necessário criar condições para manter os sistemas financeiramente sustentáveis e providenciar um novo impulso na digitalização da saúde, o qual precisamos agora e precisaremos também depois da atual pandemia”.

Portugal marcará presença no evento e terá ainda Joaquim Cunha, Diretor Executivo do Health Cluster Portugal, como moderador da sessão dedicada ao tema “Digital solutions for a resilient population protection”. Para Joaquim Cunha “integrar este evento e dar os primeiros passos deste espaço comum da saúde na Europa é determinante pois só assim poderá haver uma resposta eficaz aos desafios da Covid 19, em particular, e da Saúde, de uma forma geral”.

Subscreva a Declaração Conjunta: https://scanbalt.org/scanbaltforum2020/support-the-declaration/