Health Cluster Portugal integra Plataforma Europeia na produção de Biofármacos e Bioterapias

Health Cluster Portugal integra Plataforma Europeia na produção de Biofármacos e Bioterapias

15 Abril 2024

O projeto COBIOE tem como objetivo construir uma estratégia compartilhada e inclusiva para robustecer e interconectar o setor de bioprodução na Europa. Como parte do tema “Ecossistemas de Inovação Europeus” do programa Horizonte Europa, o projeto de 24 meses está a dar os primeiros passos com a criação e dinamização de uma plataforma de interligação Europeia para profissionais na área da bioprodução.

Para garantir a soberania europeia no acesso a tratamentos inovadores, o COBIOE pretende contribuir para superar os inúmeros desafios na biomanufatura. Facilitar parcerias entre os intervenientes do setor, abordar necessidades como o aumento das capacidades de bioprodução na Europa, acelerar a I&D ou promover formação de recursos humanos para novas competências, vão também contribuir para aumentar a visibilidade do setor junto de investidores públicos e privados.

O COBIOE existe graças à participação de clusters e redes pioneiras em inovação em saúde, representando todos os cantos da Europa:

  • Health Cluster Portugal, o cluster de competitividade da Saúde em Portugal
  • Genopole, o principal biocluster de França em investigação genética e biotecnologias para a saúde e ambiente, coordenador do projeto;
  • CEBR, uma rede europeia de clusters regionais e ecossistemas em ciências da vida;
  • EIT Health France, uma comunidade de conhecimento e inovação estabelecida pelo Instituto Europeu de Inovação e tecnologia;
  • ScanBalt, um metacluster de instituições de saúde e intervenientes em países do Báltico.

A iniciativa europeia está a lançar o primeiro passo da plataforma de interconexão do projeto para o setor de biomanufatura de saúde na Europa. A biomanufatura de medicamentos cria um potencial para tratamentos inovadores, seguros, fiáveis e eficazes para  numerosas patologias, como cancros, doenças crónicas e doenças raras, ao mesmo tempo que reduz significativamente o impacto ambiental da produção de medicamentos.

O projeto COBIOE procura criar uma dinâmica europeia com vista ao reforço do desenvolvimento de biofármacos e bioterapias inovadoras, aumentando as capacidades de produção e acelerando a sua comercialização. Ao fazê-lo, espera também garantir a soberania europeia para a biomanufatura. O COBIOE alinha-se com a ambição dos “Important Projects of Common European Interest” (IPCEI) da UE na Saúde, um grande esforço voltado para estruturar o setor em toda a Europa.

Saiba mais sobre o COBIOE aqui.