HCP | Exportações da saúde sobem 8,8% face a igual período de 2019 (1º Trimestre)

21 Maio 2020

Em contraciclo com o comportamento das exportações nacionais de bens

Porto, 20 de maio de 2020 - As exportações em Saúde atingiram os 377 milhões de euros no primeiro trimestre de 2020, o que se traduz num crescimento de 8,8%, quando comparado com igual período do ano anterior, de acordo com dados da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), tendo como fonte o Instituto Nacional de Estatística (INE).

As exportações da área da Saúde cresceram, assim, em contraciclo com as exportações nacionais de bens, que apresentam um decréscimo de 3,3% em comparação com igual período do ano passado.

Estes números surgem no seguimento dos esforços desenvolvidos por empresas e entidades do sector no sentido de consolidar a presença de Portugal nos mercados externos. O Health Cluster Portugal definiu como objetivo, até 2025, ultrapassar os 2,5 mil milhões de euros de exportações em saúde.

Salvador de Mello, presidente do HCP, considera que este resultado positivo “reflete o dinamismo e o esforço desenvolvido pelo setor, sendo particularmente importante num momento em que a área da saúde tem sido tão desafiada e colocada à prova. As empresas do cluster têm demonstrado uma forte capacidade de adaptação, assumindo o HCP o seu papel agregador promovendo sinergias entre muitos dos seus associados”. 
Neste valor de exportações estão incluídas a fabricação de produtos farmacêuticos de base, a fabricação de preparações farmacêuticas, a fabricação de equipamento de radiação e electromedicina e a fabricação de instrumentos e material médico-cirúrgico.

O setor da saúde representa para a economia nacional um volume de negócios anual na ordem dos 30 mil milhões de euros e um valor acrescentado bruto de cerca de 9 mil milhões, envolvendo perto de 90 mil empresas e empregando quase 300 mil pessoas.