HCP | Encontros com a Inovação em Saúde "Hospitais: um hub da Inovação em Saúde"

HCP | Encontros com a Inovação em Saúde "Hospitais: um hub da Inovação em Saúde"

26 Abril 2022

ENCONTROS COM A INOVAÇÃO EM SAÚDE

PROGRAMA | VÍDEO DO EVENTO | FOTORREPORTAGEM

Realizou-se no passado dia 19 de abril a edição de 2022 dos Encontros com a Inovação em Saúde, organizada pelo Health Cluster Portugal em parceria com o Centro Hospitalar Universitário São João, subordinada ao tema "Hospitais: um hub de Inovação em Saúde", no Auditório CIM da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e com transmissão no canal de Youtube do HCP.

A sessão de abertura contou com intervenções do Presidente do HCP, Guy Villax, do Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário São João, Fernando Araújo e de Ricardo Correia, em representação do Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Nesta edição dos Encontros com a Inovação em Saúde refletiu-se sobre o papel central que os hospitais podem e devem ter no processo da inovação em saúde, nomeadamente, enquanto parceiros de desenvolvimento e testbed, como utilizadores finais e ainda como fornecedores de dados.

A primeira Sessão sobre “Os Hospitais como parceiros de desenvolvimento e testbed da inovação em Saúde” foi abordada sob o ponto de vista de 3 casos práticos, sendo o primeiro apresentado por Francisco Serdoura (CEO, 4LifeLAB – Laboratório Colaborativo), a Sandbox regulatória em Emergência Médica em fase de implementação no CHUSJ”. O segundo caso sobre o projeto de Compra Pré-Comercial em Multimorbilidades Care Matrix foi apresentado por Magnus Wallengren (Innovation Manager, Innovation Skäne). Esta sessão temática foi encerrada por Josep Tabernero (Head, Medical Oncology Department, Vall d’Hebron Institute Oncology) que apresentou o caso de sucesso do ecossistema de inovação clínica The Vall d’Hebron e seu instituto de Oncologia.

A segunda sessão sobre “Os Hospitais como utilizadores finais de tecnologia” teve início com uma apresentação sobre as oportunidades do mercado Digital Health na Alemanha, incluindo o tema Digital Healthcare Act e esteve a cargo de Harald Mylord (Manager Digital Health Economy, German Trade and Invest). Seguiu-se uma apresentação de Anne Geubelle (CEO, Prologica) sobre a adoção de novos modelos de gestão e prestação de cuidados, onde se discutiram propostas concretas. A sessão foi encerrada por Marta Sitges (Director of the Cardiovascular Institute, Hospital Clinic of Barcelona) que apresentou um exemplo prático e inspirador de um projeto em Value-Based Healthcare na gestão de estenose aórtica no Hospital Clínico de Barcelona.

Da agenda da tarde fizeram parte uma terceira Sessão Temática, intitulada “Os Hospitais como fornecedores de dados de Saúde” e uma Mesa Redonda subordinada ao tema “O Hospital que todos querem(os) ou várias visões do Hospital do futuro”.

Jaanus Pikani (Chairman, ScanBalt) iniciou a Sessão Temática com o tema do Espaço Europeu de Dados em Saúde (EHDS) e em particular o posicionamento do metacluster ScanBalt nesta matéria. A sessão foi encerrada por Francisco Rocha Gonçalves (Head of Market Access, Public Affairs and Trade, Sanofi Portugal) que apresentou um conjunto de exemplos práticos do uso de Dados de Saúde pela indústria farmacêutica.

Por fim, a Mesa Redonda moderada por Joana Camilo (Diretora Executiva, CREATING HEALTH e Presidente, ADERMAP) e na qual participaram Francisco Pêgo (Presidente, ANEM), Henrique Martins (Professor Associado, ISCTE) e Ricardo Constantino (Partner & Head of Health & Public Sector, NTT DATA Portugal), permitiu aos participantes ouvir sobre as oportunidades e desafios da implementação da tecnologia nos hospitais, da perspetiva dos estudantes, da academia, das empresas e dos doentes.

Participaram nesta edição dos Encontros com a Inovação em Saúde mais de 400 pessoas, das quais 125 no formato presencial.

Ao longo de todo o dia, e em paralelo com os Encontros, teve lugar o Mercado de Inovação Aberta em Saúde, onde os participantes puderam interagir com as 14 organizações associadas do HCP que estiveram presentes, dando a conhecer as suas tecnologias e os seus produtos inovadores e pela primeira vez, uma exposição de poster de associados e projetos nos quais o HCP esteve envolvido.

Os Encontros com a Inovação em Saúde incluíram ainda um evento de matchmaking B2B dinamizado pela Agência Nacional de Inovação (ANI), com o apoio da EEN - Enterprise Europe Network, o qual contou com cerca de 90 participantes.