Exportações em saúde cresceram 35% em 2022

Exportações em saúde cresceram 35% em 2022

16 Fevereiro 2023

A Saúde mostra ser um dos principais motores da economia nacional. Durante o ano de 2022 as exportações do setor cresceram 35% face ao ano anterior, atingindo 2.4 mil milhões de Euros.  É o reforço do que tem vindo a acontecer nos últimos anos: um setor resiliente e consistente que tem vindo a crescer na última década.

De acordo com dados da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), tendo como fonte o Instituto Nacional de Estatística (INE), as exportações em saúde cresceram, em 2022, 35% e as importações, 15%, em contraciclo com a balança comercial portuguesa cujas exportações aumentaram 23%, mas as importações 31,2%.

Os valores de crescimento da Saúde estão fortemente alicerçados nas preparações farmacêuticas que aumentaram 48%.

Estes dados reforçam o peso da Saúde na economia nacional e refletem o esforço que tem sido feito pelas diferentes entidades no sentido de consolidar a presença de Portugal nos mercados externos.

Para Guy Villax, Presidente do Health Cluster, "o setor da saúde, embora fustigado por políticas públicas que não reconhecem o seu valor económico e impõem preços que, há mais de dez anos, só descem, dá cartas nos mercados externos mais exigentes”.

Em Portugal a Saúde representa um volume de negócios anual na ordem dos 34 mil milhões de euros e um valor acrescentado bruto de cerca de 12 mil milhões, envolvendo perto de 105 mil empresas e empregando quase 400 mil pessoas.