Encontros com a Inovação em Saúde de 2023 "Advancing High-Value Health Outcomes"

Encontros com a Inovação em Saúde de 2023 "Advancing High-Value Health Outcomes"

31 Março 2023

Decorreram no passado dia 29 de março os Encontros com a Inovação em Saúde, organizados pelo Health Cluster Portugal em parceria com a Global Coalition for Value in Healthcare (GCVH) do World Economic Forum, subordinados ao tema "Advancing High-value Health Outcomes", no Auditório da ANF.

A sessão de abertura foi presidida pelo Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre e contou com intervenções do Presidente do HCP, Guy Villax e de Yasmin Dias Guichot, representante do World Economic Forum.

Nesta edição dos Encontros com a Inovação em Saúde discutiu-se e refletiu-se sobre a metodologia Value-Based Healthcare, nomeadamente os modelos de pagamento, o uso dos dados dos doentes, o recurso à tecnologia e as perspetivas futuras, com base nos casos de estudo dos Innovation Hubs distinguidos pela GCVH.

A primeira Sessão sobre “Value based healthcare implementation - Trends in the adoption of VBHC foi dinamizada por representantes dos Global Innovation Hub distinguidos pelo GCVH, nomeadamente:

 

A segunda sessão sobre “Perspectives on how payment models can transform Healthcare Systems contou com um painel de oradores constituído por Shanleigh Lount (Takeda, Suíça), Luis Lopes Pereira (Medtronic Portugal), Catherine MacLean (Hospital for Special Surgery, USA) e Claire Green (Welsh Value in Health Centre, País de Gales), sob moderação de Yasmin Dias Guichot (WEF).

 

Da agenda da tarde fizeram parte a terceira e quarta Sessões Temáticas, intituladas “The importance of data governance on the implementation of value in Health” e “How we are using health data & technology as an enabler for VBHC implementation”, respetivamente, e uma Mesa Redonda subordinada ao tema “Projecting the future of VBHC in Portugal”.

 

Meni Styliadou (Takeda) iniciou a Sessão Temática sobre a importância da gestão dos dados, apresentando o caso do Observatório Pan-Europeu de resultados em saúde (H2O).

 

A esta sessão seguiu-se o tema sobre a utilização dos dados e da tecnologia para a implementação de metodologias de VBH, o qual foi moderado por Anne Geubelle (Prologica) e contou com a participação de Miguel Raimundo (Centro Académico Clínico de Coimbra/UOC), João Paulo Leal (CUF), Pedro Ramos (Promptly Health), Bjoern von Siemens (CareSyntax) e Rafael Franco (SPMS).

 

Por fim, a Mesa Redonda moderada por José Fragata (Hospital de Santa Marta) e na qual participaram Nuno Alves (CUF), Filipe Costa (Luz Saúde), Vanessa Ribeiro (ACSS), Helena Canhão (Nova Medica School), Salomé Azevedo (Value for Health Collab) e Luís Rocha (Consultor).

 

Participaram nesta edição presencial dos Encontros com a Inovação em Saúde mais de 250 pessoas.

Ao longo de todo o dia, e em paralelo com os Encontros, teve lugar o Mercado de Inovação Aberta em Saúde em Smart Health e VBH, onde os participantes puderam interagir com os 8 expositores associados do HCP, dando a conhecer as suas tecnologias e os seus produtos inovadores:

Os Encontros com a Inovação em Saúde incluíram ainda um evento de matchmaking B2B dinamizado pela Agência Nacional de Inovação (ANI), com o apoio da EEN - Enterprise Europe Network, o qual contou com cerca de 80 participantes.