
Encontro do Smart Health Subcluster - Visita ao CeNTI

24 Setembro 2025
No dia 24 de setembro, o CeNTI – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes recebeu uma visita presencial no âmbito do Smart Health Subcluster, uma iniciativa dinamizada pelo Health Cluster Portugal que promove encontros em instituições parceiras com o objetivo de potenciar a inovação colaborativa.
A sessão de boas-vindas contou com a presença de Joana Vieira de Castro, Project Management Officer, e a visita foi conduzida por Kevin Rodrigues, Team Leader da equipa de Têxteis e Estruturas Inteligentes, do departamento de Materiais Inteligentes, que apresentou as valências tecnológicas do CeNTI e a sua aplicabilidade no setor da saúde e bem-estar.
O CeNTI é um Centro de Tecnologia e Inovação (CTI) reconhecido pela Agência Nacional de Inovação (ANI), privado, sem fins lucrativos, multissetorial e multidisciplinar. Fundado em 2006, resulta da parceria entre os centros tecnológicos CITEVE, CTIC e CEiiA e as universidades do Minho, Porto e Aveiro, integrando mais recentemente a associação BIKiNNOV. Desde finais de 2024, o Centro conta com novas instalações que acolhem atualmente mais de 200 investigadores, constituindo um cluster científico e tecnológico de referência a nível nacional e internacional.
Ao longo da visita, os participantes tiveram oportunidade de conhecer as capacidades únicas do CeNTI, assentes na integração de nanotecnologia aplicada, materiais avançados e sistemas inteligentes, aplicados em múltiplos setores como Saúde, Automóvel, Aeronáutica, Construção e Energia.
Foram apresentados desenvolvimentos que evidenciam a diversidade e a complementaridade das valências tecnológicas do Centro. Entre os exemplos, destacou-se o trabalho em polímeros funcionais e fibras biocompatíveis, incluindo soluções para libertação controlada de fármacos, bem como a utilização de materiais regenerados como o liocel (alternativa ao algodão), ou fibras sustentáveis obtidas a partir de algas. Foram também demonstradas aplicações de revestimentos funcionais com propriedades antimicrobianas, anti-odor e de termorregulação, com forte potencial em têxteis técnicos e dispositivos médicos.
Outro dos domínios em evidência foi o do fabrico avançado e engenharia de produto, com ênfase na utilização de processos de manufatura aditiva/subtrativa para a prototipagem e desenvolvimento de novos produtos customizados para o setor da saúde. Adicionalmente, foi apresentada a competência do centro na reciclagem e valorização de materiais para diversos setores, desde a capacidade interna de atuação em toda a cadeia de valor de baterias, até à extração de agentes ativos para o desenvolvimento de novas formulações sustentáveis e biocompatíveis.
O CeNTI demonstrou ainda a sua experiência em materiais compósitos de elevado desempenho, aplicados à impregnação de fibras têxteis e ao desenvolvimento de próteses, implantes e wearables mais leves, resistentes e confortáveis. Também a área da eletrónica flexível e dos biossensores foi evidenciada, com soluções de serigrafia funcional em substratos flexíveis, impressão direta em peças tridimensionais e sistemas para monitorização de parâmetros de saúde.
Por fim, os visitantes conheceram outras valências relevantes, como o desenvolvimento de sensores, microchips e sistemas de microfluídica, revestimentos funcionais por spray coating e deposição de filmes finos, avaliação de desempenho em câmaras climáticas, técnicas de caracterização química, física, morfológica e mecânica, e ensaios em estruturas inteligentes, evidenciando a abordagem multidisciplinar e integrada do Centro.
Durante a apresentação de projetos na área da saúde, destacou-se ainda a participação do CeNTI no SmartHealth4ALL e na agenda HfPT com participação em mais +10 produtos.
O encontro terminou com um momento de debate e networking, reforçando a missão da Smart Health Subcluster como plataforma de colaboração entre entidades do ecossistema, incentivando a criação de grupos de trabalho para o desenvolvimento de projetos disruptivos em saúde.