CovidVentilSupport: "Plataforma vai ajudar os médicos a utilizar diferentes ventiladores"

25 Maio 2020

Esta solução digital integra uma plataforma de conteúdos técnicos online e uma linha telefónica dedicada para esclarecimento de questões relacionadas com ventiladores. Desta forma, os profissionais de saúde têm a oportunidade de obter formação e esclarecer dúvidas sobre a operação destes equipamentos de forma remota, recorrendo a uma bolsa de médicos especializados nos diferentes modelos disponíveis. No Serviço Nacional de Saúde existem ventiladores de diversos fornecedores e modelos, tornando complexa a rotatividade na sua operação.

Os testes de implementação do projeto estão a ser desenvolvidos pelo 2CA-Braga e envolvem profissionais de saúde que estão a colaborar com o Centro de Medicina Digital P5, responsável pelo desenvolvimento da solução integrada. O projeto foi recentemente financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian no âmbito do Fundo de Emergência COVID-19.

O HCP, no seu papel de agregador das entidades do setor da saúde, e tendo a área da saúde digital como uma das suas apostas estratégicas, foi capaz de, também neste contexto da pandemia de COVID-19, promover sinergias entre muitos dos seus associados, nos domínios das tecnologias médicas e de saúde digital para responder às necessidades identificadas no âmbito da COVID-19.

O projeto é promovido pelo HCP e desenvolvido pelo Centro de Medicina Digital P5 e 2CA-Braga, contando ainda com a participação dos parceiros, associados do HCP, Fraunhofer Portugal, Promptly, Centro Hospitalar Universitário São João, Plux, Medtronic e HealthySystems.

Notícia RTP