Comunicado de Imprensa: Exportações em saúde no primeiro semestre de 2020 crescem 17%

13 Agosto 2020

Exportações em Saúde crescem 17% em contraciclo com a balança comercial portuguesa

Porto, 13 de agosto de 2020 – A pandemia não afetou a tendência de crescimento que temos assistido nas exportações portuguesas em Saúde. De acordo com dados da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), tendo como fonte o Instituto Nacional de Estatística (INE), as exportações em saúde estão em contraciclo com a balança comercial portuguesa: cresceram quase 17%, (16,4%) enquanto a balança comercial portuguesa diminuiu 17,1%. São 810 milhões de euros no 1º semestre de 2020, mais 115 milhões euros do que no período homologo de 2019.

Estes dados reforçam o peso do setor da saúde na economia nacional e refletem o esforço que tem sido feito pelas diferentes entidades no sentido de consolidar a presença de Portugal nos mercados externos.

De acordo com Salvador de Mello, Presidente do Health Cluster Portugal (HCP), “estes dados demonstram a resiliência de um setor que tem crescido de forma sustentada, contribuindo para a economia nacional. Numa altura nunca antes vista mundialmente, com uma pandemia que dita a forma como vivemos, o setor da saúde continua a contribuir para a balança comercial portuguesa, afirmando-se em contraciclo. Estes dados, que também traduzem a aposta que tem sido feita na internacionalização, estão em linha com o pacto de competitividade e internacionalização para a Saúde, assinado no ano passado entre o Ministério da Economia e o HCP”.

Em Portugal a Saúde representa um volume de negócios anual na ordem dos 30 mil milhões de euros e um valor acrescentado bruto de cerca de 9 mil milhões, envolvendo perto de 90 mil empresas e empregando quase 300 mil pessoas.

Neste valor de exportações estão incluídas a fabricação de produtos farmacêuticos de base, a fabricação de preparações farmacêuticas, a fabricação de equipamento de radiação e electromedicina e a fabricação de instrumentos e material médico-cirúrgico.