Margarida Mateus

Gestora de Projeto de Inovação

mmateus@healthportugal.com

Ana Margarida Mateus Ferreira nasceu em Lisboa em 1980, mas o seu DNA é transmontano.

Licenciou-se em Ciências Farmacêuticas em 2004, pelo Instituto Universitário de Ciências da Saúde (Norte) e Mestrada pelo mesmo Instituto, desde 2022, ramo de especialização em Imunoterapia no Tratamento do Cancro. Desde 2022 é aluna no Programa Doutoral em Ciência de Dados de Saúde na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Durante o seu percurso profissional concluiu uma ampla variedade de programas de educação nas áreas da saúde, gestão e tecnologia, de referir o Master em Indústria Farmacêutica e Parafarmacêutica, pelo Centro de Estudos Superiores da Indústria Farmacêutica; um Curso Executivo em Gestão de Projetos pela Católica Porto Business School; Pós-graduações em Investigação Clínica e em Farmacovigilância, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e, em Marketing e Gestão Farmacêuticos pelo Instituto Universitário de Ciências da Saúde (Norte). Tem o Certificado de Competências Pedagógicas emitido pelo IEFP e é especialista em Farmácia Comunitária pelo Colégio da Especialidade da Ordem dos Farmacêuticos desde 2009. Em 2004 participou no Programa Comunitário Leonardo da Vinci II através do Infarmed, I.P. e, em 2002 no Programa de Intercâmbio Erasmus na Faculdade de Farmácia da Universidade de Barcelona. Participou num Programa de Liderança, Mentoring e Desenvolvimento de Inovação, durante 3 anos, pela inKNOWation Management Consulting, como membro da equipa diretiva da Mundipharma Portugal.

Detentora de uma visão holística da jornada dos doentes e do ecossistema de saúde em Portugal, conseguidas também ao longo dos 18 anos de exercício profissional em três áreas de intervenção farmacêutica, nos sectores público e privado em Portugal.

Exerceu atividade privada como Farmacêutica Comunitária Deputy da Direção Técnica, no Porto e, no sector público português como Farmacêutica Hospitalar no Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães.

Na Indústria Farmacêutica teve posições Júnior e Sénior, em três empresas farmacêuticas. Na Medinfar como Medical Science Liaison; na Novartis, como Medical Advisor e Managed Access Programs Champion e na Mundipharma Portugal como Compliance Champion, Gestora de Parcerias Estratégicas e Diretora de Medical Affairs. Nas três empresas teve a oportunidade de trabalhar em unidades de negócio nacionais e internacionais, em diferentes áreas terapêuticas, sendo responsável pelo desenvolvimento de atividades de gestão em Investigação e Inovação em Saúde, atuando como primeiro ponto de contacto junto de Investigadores nacionais e internacionais, de Organizações de Saúde e Instituições Universitárias, Associações de Doentes e Organizações Não Governamentais, com o objetivo de fomentar a cocriação de parcerias estratégicas e desenvolver ações de literacia e capacitação na transformação digital na área da saúde.

Integra, desde Janeiro de 2023, a equipa do Health Cluster Portugal como Innovation Project Manager.

LinkedIn